Coordenador : Lucíola Rangel de Luca
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 391373.2206.48995.22092023
Departamento/Setor: MOT
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : O público alvo será composto por mulheres em qualquer fase do tratamento oncológico, que serão atendidas na clínica odontológica da Faculdade de Odontologia da UFF, em Niterói; 50 estudantes do curso de odontologia participarão com voluntários, seja no atendimento odontológico das participantes, seja nas oficinas de melhoria da autoestima oferecidas no projeto; Também estão envolvidos docentes, que estarão conduzindo as atividades clínicas, de profissionais da saúde, como consultores e palestrantes, profissionais de beleza e fotógrafos.
Local de atuação: Faculdade de Odontologia - Universidade Federal Fluninense - Campus do Valonguinho.
Objetivo
Este projeto tem como objetivos: - Promoção da saúde bucal de mulheres em fase do tratamento oncológico. - Contribuir para a melhoria da autoestima da mulher em fase do tratamento oncológico. - Contribuir para a formação profissional do estudante - Produzir uma cartilha informativa para ser distribuída gratuitamente para as pacientes com câncer, bem disponibilizar para distribuição nos centros de atendimento.
Resumo
A oncoterapia, frequentemente, resulta em efeitos adversos agressivos. Em se tratando de mulheres em fase de tratamento oncológico, as dificuldades assumem contornos delicados, que extrapolam as questões físicas. As sequelas aparentes afetam significativamente a autoestima dessas mulheres, podendo causar depressão e até mesmo quadros de reclusão. Fatores que dificultam e podem, até mesmo, impedir a continuidade do tratamento. A preocupação com a estética é apontada por médicos e psicólogos como uma necessidade a ser trabalhada durante o tratamento. Já o tratamento odontológico prévio visa promover a saúde bucal para minimizar as manifestações bucais que ocorrem durante o tratamento oncológico e melhorar a qualidade de vida da paciente. A interação dialógica que se estabelece entre estudantes, professores e pacientes durante a ação, somada a necessidade das mesmas quanto a um atendimento odontológico especializado e humanizado justifica esta ação de extensão. Este projeto vai além da promoção da saúde bucal; Ele estimula a reconstrução da autoestima através de serviços como: hidratação da pele, maquiagem profissional, massagem nas mãos, fotografia, oficina de lenços, palestras, doação de lenços e acessórios, oficina de yoga, entre outras atividades. Tirar proveito do potencial da universidade, promover a formação profissional ética e cidadã e ainda possibilitar a transformação da realidade social em que se encontram essas mulheres é o que se espera desta ação de extensão.